Campanha de doação de sangue e cadastro para doadores de medula

        Este trabalho irá realizar-se em conjunto com o HEMOAM, bem como toda comunidade universitária incentivando nossa Instituição a participar e compreender melhor a importância da doação de Sangue e da medula para salvar uma vida. A campanha ocorrerá na UFAM onde teremos palestras explicando a importância da doação de sangue e do cadastro para doadores de medula, com o objetivo de incentivar a doação do sangue, através da compreensão da importância da mesma para salvar uma vida.

Como será realizado a doação do sangue?

        Se for a primeira vez a doar sangue, o candidato informa seus dados. Se já for cadastrado, ele apenas os confirma. Após o cadastro, ele passa por uma avaliação clínica que consta de questionamentos sobre sua saúde. Além disso, são verificados, entre outros itens: peso, pressão arterial e taxa de hemoglobina. Se apto à doação na triagem clínica, o candidato é encaminhado para doar. O material utilizado é totalmente descartável e sem risco de contaminação. Após a coleta o doador faz um lanche.

E o cadastro para doadores de medula?

        Para ser um doador será necessário assistir uma palestra informativa que será realizada. Após participar da palestra, será coletada uma pequena quantidade de sangue (cerca de 10 ml) para fazer exames de compatibilidade, quando a pessoa concorda em ser doadora. As características genéticas são colocadas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Quando é verificada a compatibilidade entre medula e receptor, o doador é contatado para decidir sobre a doação e caso confirme são realizados outros exames para verificar o estado de saúde. A doação é simples e se faz em centro cirúrgico, sob anestesia, através de uma pequena punção na lateral do quadril para retirar o líquido da medula. O doador fica em observação por apenas 24 horas, retornando depois às atividades normais. A medula é recomposta em no máximo 15 dias.

        Para atrair as pessoas faremos divulgações com antecedência pela UFAM a alunos, professores e servidores com folder e também através de cartazes e redes sociais, visando assim atrair um numero expressivo de doadores.

 

 

PETIANOS COORDENADORES: Alice Borges, Renata Loureiro e Rodrigo Augusto


PET Biologia - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Amazonas